Galeria
PROPRIEDADE E FINALIDADE DO PROCESSO DE TÊMPERA DE FACAS
A têmpera de facas é um procedimento térmico realizado no ramo metalúrgico que tem a finalidade promover maior resistência e dureza dos metais. Esse processo conta com duas fases de extrema importância para a sua qualidade final, que são o aquecimento e o esfriamento brusco. O primeiro tem o objetivo de garantir a ordenação cristalina adequada dos metais, o que também pode ser conhecido como austenitização. Já o esfriamento, por sua vez, tem a finalidade de obter uma estrutura martensítica.
No processo de têmpera de facas o aquecimento das peças é realizado por temperaturas superiores a 1000 °C. Dessa forma, as peças são submetidas à exposição a essas temperaturas por tempos pré-determinados, o que depende da sua composição e da relação dureza x microestrutura que se pretende atender.
Depois disso, a segunda fase do processo de têmpera de facas é realizada - o resfriamento rápido das peças. Esse resfriamento se dá com a exposição a um ambiente gasoso de elevado teor de hidrogênio. Nestas condições evita-se a descarbonetação superficial e mantêm-se uma excelente aparência após processo.
Desta forma, a têmpera de facas é um procedimento de altíssima responsabilidade técnica, que oferece às facas alta resistência, funcionalidade e durabilidade. Destaca-se, porém, que, devido às particularidades e detalhes do processo de têmpera de facas, é fundamental que este seja sempre executado por empresas especializadas, como a BTM Brasagem. Somente empresas de comprovada experiência no ramo podem certificar peças desenvolvidas com qualidade, resistência e garantia de funcionalidade.
TÊMPERA DE FACAS E OUTROS SERVIÇOS DA BTM BRASAGEM
Com quase uma década de atuação no ramo e com um time de profissionais de grande experiência no segmento, a BTM Brasagem é uma empresa reconhecida por oferecer a melhor têmpera de facas e outros serviços pertinentes à metalurgia. Entre eles:
- Serviço de industrialização de brasagem de peças metálicas;
- Recozimento de peças de aço;
- Recozimento de peças de aço inoxidável;
- Recozimento de tubos de aço inoxidável e têmpera de aço inoxidável.
Têmpera de facas (cutelaria):
Tratamento térmico de têmpera
O processo de têmpera consiste no aumento de dureza do material, obtendo assim uma maior resistência mecânica. O processo compõe na elevação da temperatura do aço para sua faixa de austenitização seguido de um resfriamento brusco, obtendo então a microestrutura martensita, responsável pelo aumento de dureza e resistência. Após a têmpera o material deve seguir para o processo de revenimento com finalidade de aliviar as tensões e fragilidades provenientes da têmpera e ter o ajuste fino de dureza.
As temperaturas de processo, tempos e resultados variam de aço para aço devido seus teores de carbono e elementos de liga, os quais impactam diretamente no resultado desejado pelo cliente, necessitando assim de um corpo técnico especializado, o qual se encontra na BTM.
Possuímos equipamentos de alta capacidade produtiva além de corpo técnico com mais de 30 anos de experiência no setor a disposição de desenvolver quaisquer necessidades.
A BTM realiza têmpera de aços inoxidáveis martensíticos em fornos contínuos de atmosfera controlada, podendo se obter condições superficiais totalmente brilhantes, livres de oxidações e carepas como em outros processos.
Quais as vantagens da utilização de fornos contínuos com atmosfera controlada para tratamento térmico?
As principais vantagens da realização de tratamentos térmicos em fornos contínuos sobre as demais alternativas de processo são:
Padronização e repetibilidade de resultados. Todas peças serão igualmente expostas à temperatura, garantindo melhor qualidade e controle conforme especificação do cliente.
A atmosfera controlada garante uma excelente condição superficial pós tratamento, podendo se obter aparência “branca/brilhante” conforme necessidade do cliente, economizando assim pós processamentos de limpezas químicas e polimentos mecânicos, agregando valor à peça devido qualidade obtida.
O aspecto das peças tratadas após o processo é limpo e isento de resíduos, adequado para posteriores revestimentos como zincagem, niquelação ou cromação se necessário;
Melhores prazos devido produção contínua.
Custos competitivos.
Resumidamente, para as peças produzidas em fornos contínuos, pode-se obter melhor atendimento, com a qualidade esperada com repetibilidade, a custos competitivos se comparados a demais alternativas de tratamentos térmicos.
Quais os diferencias da BTM?
A BTM possui know-how de mais de 30 anos de experiência na área de fornecimento de tratamentos térmicos, participando de inúmeros projetos para sistemistas, linha branca e fabricantes de componentes de máquinas.
O cliente pode contar com um laboratório equipado com equipamentos para ensaios de durezas e metalográficos para comprovação da qualidade de processo.
Nos seus mais de 10 anos de operação a BTM manteve em foco a excelência na qualidade, atendimento e ética. Estes princípios são responsáveis pela obtenção da ISO 9001:2015.