Galeria
IMPORTÂNCIA E COLABORAÇÃO DA BRASAGEM DE PEÇAS
Para que os metais possam alcançar a resistência, conformidade e demais características necessárias para uma determinada aplicação, por vezes, é comum que seja fundamental um método de junção que colabore com essa conformação. Entre os diversos procedimentos presentes nas indústrias metalúrgicas, por exemplo, está a brasagem de peças.
INFORMAÇÕES SOBRE A BRASAGEM DE PEÇAS
A brasagem de peças é um processo de junção que tem a finalidade de garantir maior resistência, estanqueidade e permitir montagem de conjunto de componentes complexos. Para isso, esse processo consiste na inclusão de metais de adição na junção entre diferentes componentes metálicos.
Os principais metais de base utilizado no processo de brasagem de peças são: aço ao carbono, aço inoxidável, cobre e latão. Já os metais de adição são: ligas de cobre, prata e níquel. Além disso, a brasagem de peças também pode ser desenvolvida em alumínio, materiais cerâmicos, como nitretos, óxidos, grafites, etc.
A brasagem de peças, portanto, é um serviço desenvolvido de forma seriada para atendimento de solicitações de projeto, garantindo produtividade e reprodução de resultados. O mercado de autopeças, por exemplo, é um dos que mais buscam por brasagem de peças, com o objetivo de certificar aos veículos peças eficientes e de montagens complexas.
BTM BRASAGEM - LÍDER NO PROCESSO DE BRASAGEM DE PEÇAS
Com quase uma década de experiência no ramo, a BTM Brasagem é uma empresa líder no processo de brasagem. E o principal diferencial da empresa é o modelo de trabalho desenvolvido para a realização da brasagem.
Visando conquistar produtividade, qualidade e bom acabamento às peças, a BTM Brasagem realiza a brasagem utilizando fornos contínuos de alta produção, onde as peças são submetidas às temperaturas necessárias, que podem atingir até 1150 °C de forma segura e homogênea. Entre as principais vantagens desse método, destacam-se:
- União de diversos pontos simultaneamente durante o processo;
- Atende a prazos muito curtos de produção
- Limpeza superficial dos componentes pela atmosfera possibilita a realização de outros processos posteriores de revestimento mais facilmente;
- Ocorre simultaneamente à brasagem um tratamento térmico de normalização, que facilita conformação posterior de componentes da peça.
Brasagem de peças:
O que é a brasagem?
A brasagem é um processo de junção de solda que permite a construção de peças de geometrias complexas através da união de vários componentes. Esta união é feita por um metal de adição que, aliado a um bom projeto de juntas, irá conferir propriedades como resistência mecânica e vedação nas junções entre componentes. No processo ocorre a fusão apenas do metal de adição empregado, preenchendo as junções por efeito capilar, dentro de um ambiente adequado aos materiais envolvidos quanto à atmosfera e temperatura.
Assim, os materiais de adição são selecionados em função dos materiais de base a serem unidos e das propriedades esperadas do processo. Dentre as variações de processo de brasagem de componentes metálicos admissíveis, podemos classificar, a princípio, em duas categorias: brasagem de ligas ferrosas e ligas não ferrosas.
Brasagem de ligas ferrosas
Na categoria ferrosas, entende-se por ligas de aços ao carbono, inoxidáveis e ferros fundidos.
O processo de brasagem de ligas ferrosas é executado em fornos de atmosfera controlada, utilizando como metais de adição, principalmente ligas de cobre e níquel.
Brasagem de ligas não ferrosas
O processo de brasagem de ligas não-ferrosas tais como, latão, alumínio e cobre, são executados em fornos contínuos de atmosfera controlada à base de hidrogênio/nitrogênio e existem diversas alternativas de metais de adição que devem ser selecionados em função das expectativas de propriedades esperadas após o processo.
Como é realizada a brasagem na BTM?
Utilizamos de fornos contínuos, visando a garantia de alta produtividade e repetibilidade de qualidade. Em fornos contínuos o processo ocorre a temperaturas que dependem do material de base, variando de 450 a 1250 ºC, mas sempre acima de 450 ºC que é o limite inferior de classificação do processo para que ocorra difusão suficiente entre metal de adição e de base , otimizando propriedades de resistência mecânica.
Quais as vantagens da utilização de fornos contínuos?
As principais vantagens de brasagem em fornos contínuos sobre as demais alternativas de processo de brasagem ou alternativas para junção de metais são:
Podem-se unir diversos pontos e diferentes materiais compatíveis simultaneamente durante o processo;
Atende a prazos muito menores de produção em relação a alternativas como junções mig, “junções prata” e outros;
O aspecto das peças brasadas após o processo é limpo e isento de resíduos, adequado para posteriores revestimentos como zincagem, niquelação ou cromação;
Resumidamente, para as peças produzidas em fornos contínuos, pode-se obter melhor atendimento, com a qualidade esperada com repetibilidade, a custos menores se comparados a demais alternativas e processos de junção.
Quais os diferencias da BTM?
A BTM possui know-how de mais de 30 anos de experiência na área de desenvolvimento específico de projetos de brasagem, participando de inúmeros projetos já consolidados indiretamente para Toyota, Volkswagen, Fiat, GM, Honda, Mercedes-Benz, Scania e outras montadoras ou fabricantes de componentes de máquinas.
Diversas melhorias sugeridas pela BTM foram testadas e implementadas em muitos desses projetos, sempre objetivando garantias de qualidade e repetibilidade de resultados.
Nos seus mais de 10 anos de operação a BTM manteve em foco a excelência na qualidade, atendimento e ética. Estes princípios são responsáveis pela obtenção da ISO 9001:2015.